sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Lavagem de Roupa: Cuidados com suas peças artesanais

Na hora de lavar é que bate a dúvida não é mesmo? Qual produto usar? Posso lavar na máquina? E centrifugar? Esta postagem é dedicada aos Cuidados que você deve ter ao lavar e guardar suas peças de crochê ou tricô. E para você que comercializa peças artesanais, instrua sua cliente sobre o processo de lavagem da peça. Dica: Inclua na embalagem uma TAG com essas informações.


NA HORA DE LAVAR:
ÁGUA: Lave as peças manualmente com água fria ou morna (até 40ºC). Manuseie com cuidado.
ATENÇÃO: alguns acrílicos podem encolher e perder o brilho em contato com água quente.
SABÃO: A lavagem com sabão neutro ou de coco é a melhor opção, pois, o sabão em pó é agressivo demais para as fibras delicadas do tricô ou crochê. Dilua o sabão na água antes de colocar a peça. O uso do amaciante vai deixar sua peça mais macia.
ATENÇÃO: Não use alvejantes.
MANUSEIO: Lave com movimentos delicados. Caso tenha uma mancha na peça, esfregue com os dedos, mas com muito cuidado.
ENXAGUE: Retire o excesso de sabão em água corrente (debaixo da torneira) ou mergulhe a peça na bacia com água limpa e troque a água até que o sabão saia completamente. Para tirar o excesso de água, pressione a peça com as duas mãos várias vezes. Nunca torça a peça ou centrifugue na máquina de lavar.
ATENÇÃO: a lavagem na máquina com força mecânica pode deformar o modelo da peça.

NA HORA DE SECAR: É preciso ter certo cuidado; não use prendedores, pois eles podem marcar, o correto é estendê-la em uma superfície horizontal.
Seque suas peças à sombra e/ou vento, pois a secadora e o sol danificam as fibras.

COMO PASSAR: Essas peças normalmente não precisam ser passadas, mas caso precisar, nunca pressione demais o ferro na peça nem use-o muito quente, pois a peça poderá esticar. Na dúvida, use um tecido de algodão sobre a peça, assim o ferro terá contato direto com o tecido.

COMO GUARDAR: Guarde as peças sempre dobradas e não penduradas em cabides, assim não correrá risco da peça esticar e perder a forma. Quando o frio passar, esqueça os sacos plásticos que criam fungos, prefira guardar as peças em capas de TNT.

***DICA: Guardar a peça de tricô ou crochê dobrada é uma orientação que também vale para quem trabalha em lojas. Nunca pendure uma peça, pois o risco da peça esticar existe. Claro que há exceções, mas, caso não queira correr o risco, é melhor dobrar sempre!


DECIFRE OS SÍMBOLOS DE LAVAGEM
Aprenda a decifrar os símbolos de lavagem de roupa e conserve suas peças de crochê e tricô por muito mais tempo. “…os símbolos de lavagem tem uma ordem universal e são os mesmos em todos os lugares do mundo.” (OMO, web)


VOCÊ SABIA QUE…
Nos rótulos das Linhas Círculo contém os símbolos informando sobre o processo de Lavagem?
Confira, antes de lavar sua peça.



Com carinho,
Bruna Szpisjak

Fonte: http://www.ganhemaiscirculo.com.br/lavagem-de-roupa-cuidados-com-suas-pecas-artesanais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário